quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Oburaco na camada de ozonio



(a parte roxa da foto é o buraco na camada de ozonio)





o que é??
A camada de ozônio é uma capa desse gás que envolve a Terra e a protege de vários tipos deradiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncerde pele.

o que que aconteceu??
No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos (agrotoxicos) que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destróias moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera.

ta e agora???
Nos últimos anos tentou-se evitar ao máximo a utilização do CFC e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando cada vez mais a população mundial. As ineficientes tentativas de se diminuir a produção de CFC, devido à dificuldade de se substituiresse gás, principalmente nos refrigeradores, provavelmente vêm fazendo com que o buraco continue aumentando,prejudicando cada vez mais a humanidade.

Quem é o mais afetado???
A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Nessa região,principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio émisteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados, maior que toda a América do Sul.
Com isso as geleiras se derretem rapidamente atingindo todo o mundo mais principalmente pequenas ilhas proximos aos polos.

Por que na antartica??

Em todo o mundo as massas de ar circulam, sendo que um poluente lançado no Brasil pode atingir a Europa devido a correntes de convecção. Na Antártida, por sua vez, devido ao rigorosoinverno de seis meses, essa circulação de ar não ocorre e, assim, formam-se círculos deconvecção exclusivos daquela área. Os poluentes atraídos durante o verão permanecem naAntártida até a época de subirem para a estratosfera. Ao chegar o verão, os primeiros raios desol quebram as moléculas de CFC encontradas nessa área, iniciando a reação.



Nenhum comentário: